"Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente! Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro. Na mudança do presente a gente molda o futuro!"

7.1.07

Que se comece a liquidação!

Um vazio interno contendo ódio (pode parecer um contrasenso) bateu por dentro quando li essa merda de reportagem. Majore é desse silêncio que impera no mundo que digo.

David - status: raiva, ódio, repulsa, nojo e qualquer outro sentimento negativo.

Lei autoriza multinacionais a explorar petróleo no Iraque

O Iraque se prepara para autorizar as companhias estrangeiras a explorar suas importantes reservas de petróleo, anunciou neste domingo a revista britânica The Independent on Sunday, citando um projeto de lei datado de julho de 2006 a que teve acesso.
Este projeto, que contou com a colaboração dos Estados Unidos por meio uma empresa de consultoria, segundo The Independent, deve ser apresentado ao parlamento iraquiano nos próximos dias. Permitiria, introduzindo acordos do tipo partilha de produção (PSA), a empresas como a britânica BP, a anglo-holandesa Shell, ou as americanas Exxon e Chevron assinar contratos de 30 anos para extrair o bruto iraquiano.
Os PSA são contratos através dos quais o país produtor fica com a posse de seu petróleo, mas as multinacionais financiariam os investimentos que permitem a exploração recebendo em contrapartida uma parte da produção.
Segundo The Independent on Sunday, as multinacionais poderiam ficar com até 60 ou 70% dos rendimentos com o petróleo do país até que seus investimentos iniciais sejam cobertos. A norma, no entanto, é de 40%. Esta diferença se explicaria pela instabilidade do país, segundo especialistas ouvidos sobre o assunto que admitem, no entanto, que este percentual é muito elevado.
Seria a primeira vez que empresas estrangeiras se envolveriam na exploração do petróleo iraquiano desde a nacionalização desta indústria pelo governo de Bagdá, em 1972. A introdução desses PSA aconteceria assim pela primeira vez no Oriente Médio, onde a Arábia Saudita e o Irã - o primeiro e o segundo exportador mundial de petróleo - controlam sua indústria através de empresas estatais.
O Iraque possui a terceira reserva provada de petróleo do mundo, estimada em 115 bilhões de barris, segundo a BP. Desde a invasão do país, em março de 2003, a produção de petróleo iraquiano caiu nitidamente, de 3,5 milhões de barris por dia a cerca de 2 milhões, hoje.

Fonte:
Terra

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

não tive coragem de ler David. e a preguiça? mas pelo menos o pcc aki em sampa tira o pessoal do onibus antes de queimar, no rio não... comentei em todos os textos só pra não deixar nenhum... beijo.

10:09

 

Postar um comentário

<< Home

 
ip-location map zoom